O que encontro aqui sou eu, sou você, e nós
somos a parcela dos que não se encontraram
na realidade como ela é.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pensamento rápido #3

Eu tenho alguém, quero dizer, tenho um amigo. Ele é estudante de psicanálise integrativa. Mas eu o odeio por algumas coisas. Principalmente por parecer que ele não dá a mínima para a minha doença, pior, finge e me trata como se eu estivesse bem. E não, não é uma técnica da parte dele, é desatenção mesmo. Ô povo que odeio, de psicanalistas! Eles só servem para nos inserir em problemas, em classes e distúrbios sociais. Não importa como foi a sua vida. Eles criam um significado para tudo, um “significante”. E pior: sempre canalizado para uma coisa ruim, um problema em você, porque claro, eles precisam exercer a função de caçar e entender você. O problema é que eles só sabem para falar, falar, falar. Eles não têm exatamente uma função para te ajudar, uma palavra de carinho, etc. Não estou generalizando, já que existem diversas formatos de análise. Terapeutas, outros usam técnicas específicas, etc. Os que não tive problemas até hoje são os psicólogos. Eles parecem mais limpos. E olham de verdade nos seus olhos. E não tentam entender as superficialidades e as aparências de imediato baseadas em teorias dos mestres da psicanálise. Este amigo está vindo aqui. Pedi cigarros.


Ouvi por aí, e na prática também, que falar é sem duvida um dos melhores remédios. E vou usá-la hoje, tentar. Mesmo sabendo que ele não vai entender bulhufas, e vai entender tudo de outro jeito, do jeito que ele aprendeu na psicanálise, que não tem nada a ver com o que acontece comigo, no caso e no momento. Mesmo que isso pareça egocêntrico de minha parte, só parece. Mas, ainda há de crermos que o lado humano: sensorial e sensitivo, seja maior que qualquer base teórica. Hei de nos salvarmos.

2 aqui.:

Fernando Rocha disse...

Talvez os psicanalistas, por serem médicos, possuam a típica arrogância desta categoria, o que não é culpa dos profissionais, mas sim das instituições que os formam, não geneneralizando, mas infelizmente, falando sobre a maioria.
Quanto ao seu problema, só resta uma dúvida, será que o profissional, que lhe atende, está lhe dizendo o que precisa ser dito, mas que consequentemente, não é o que você quer ouvir?
Escrever já é um ato terapêutico, continue extravassando seus desajustes neste espaço, e você irá se sentir bem.
Não procure complacência, mas discordâncias, por meio delas aprendemos mais!
Cuide-se muito bem!

Luci disse...

Nossa, me senti num divã!
Vim agradecer a visita e dizer que a adorei!!! Acho que vc foi a pessoa mais "original" talvez que já passou pelas áridas terras do meu "diário"... obrigada!
Voltarei mais vezes para passear por aqui...
Bjussss

Postar um comentário